13/12/2018

Lixo e urubus tomam conta da cidade e população pede providências urgentes

Texto: Elvécio Andrade
Urubus e muito lixo não recolhido viraram rotina na cidade

O Município de Barra de São Francisco/ES está jogado às traças. Melhor dizendo, aos urubus, que tomaram conta da cidade e estão em todos os lugares em decorrência do acúmulo de lixo não recolhido, que proporciona à cidade uma imagem nada agradável.

Moradores de Barra de São Francisco chega a sentir vergonha de convidar amigos de outros municípios para uma visita ou receber pessoas de outras cidades que na cidade aportam à procura de divertimento. A administração desmazelada está deixando a desejar.

As calçadas viraram local de depositar lixo
Onde quer que o cidadão francisquense vá, sempre dá de cara com amontados de lixos e muitos urubus. Alguns até brigam numa sangrenta disputa pelo território. Nem mesmo o 11º BPM ficou livre do ornamento urubuzal, que se tornou símbolo da atual administração.

Essa situação foi muito criticada quando acontecia na administração passada. E o cidadão francisquense com certeza vai recordar que na administração anterior esse tipo de situação só ocorria em caso greve por parte de funcionários da empresa que fazia a coleta de lixo.

Caminhões despedaçados

Um servidor que pediu para não ser identificado por motivos óbvios, disse que a frota de caminhões novos que foi adquirida na administração anterior está totalmente deteriorada. “Tem um caminhão coletor que está encalhado desde a administração do Luciano Pereira e ninguém conserta”.

“Esse caminhão ficou um ano jogado na administração anterior”, prossegue o servidor, “e continua parado até hoje. E é um caminhão seminovo, que estão usando para retirar peças. Isso pra mim é um crime grave, que o Ministério Público deveria tomar providências”, disse ele.

Nem o prédio do 11º BPM ficou livre do acúmulo de lixo nas proximidades
A situação da frota de caminhões revolta principalmente os funcionários da garagem da prefeitura, pois são caminhões seminovos, que estão totalmente depredados. ‘É um desrespeito para com o patrimônio público e ninguém faz nada. Parece que continuamos sem prefeito na cidade”.

Afirma ainda o servidor, que a coleta de lixo está sendo feita à noite com uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. “O lixo tem que ser jogado no chão, para depois ser recolhido e colocado dentro da caçamba. A coleta de lixo, me desculpe a expressão, está uma merda”.

Administração letárgica

Em virtude da administração letárgica de Barra de São Francisco, a população está tendo que conviver com o acúmulo de lixo pelas ruas da cidade. Já houve caso inclusive de urubu atacar transeunte que passava por perto de latão de lixo onde eles estavam disputando carniça.

Várias pessoas ouvidas pelo Cacete News foram categóricas ao afirmar que está faltando vontade política e pulso por parte do atual prefeito, que parece ser apenas uma figura decorativa, totalmente inoperante. “Nossa cidade não merecia o que está acontecendo”, disse um morador.

A situação do Município é calamitosa
Segundo um servidor da prefeitura, dois caminhões estão em uma oficina na saída da cidade próximo ao Costelão do Trevo para serem consertados faz tempo, e até hoje nada. “O nosso prefeito só sabe ficar postando no Facebook, enquanto o Município desce morro abaixo”.

Os francisquenses, apesar de já desiludidos, esperam que a mudança tão esperada um dia aconteça. Contudo, na maioria dos francisquenses a esperança de que isso ocorra é praticamente nula. “Eu acreditei piamente numa mudança, mas...”, disse um morador desiludido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário